[google5af6ee9e95ffbcf2.html]

Exu

Exu

Exu é o orixá da comunicação, da paciência, da ordem e da disciplina. É o guardião das aldeias, cidades, casas e do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano.
A palavra Èșù, em iorubá, significa ‘esfera’, e, na verdade, Exu é o orixá do movimento.
Ele é quem deve receber as oferendas em primeiro lugar a fim de assegurar que tudo corra bem e de garantir que sua função de mensageiro entre o Orun (o
mundo espiritual) e o Aiye (o mundo material) seja plenamente realizada, já que ele é o mensageiro dos orixás.
Faz a guarda e distribui bênçãos de fertilidade, fartura, proteção astral, prosperidade e boa sorte nos negócios.
Se bem tratado e agradado como se deve sabe retribuir as oferendas em dobro, mas, quando é esquecido, torna-se o pior dos inimigos, fechando os caminhos e trazendo má sorte a quem se esquece dele.

Sobre

Exu é considerado o mais humano dos orixás, pois o seu caráter lembra o do ser humano… Exu no Candomblé é como os demais Orixás, uma personalização de fenômenos e energias naturais…

Assim como todos os outros orixás, Exu também tem seus pontos de atuação, que são as encruzilhadas e as estradas, mas no modo geral de se ver, Exú está e atua em qualquer tempo e lugar.

O objeto que representa , madeira em formato de pênis ereto, além de todos os metais, onde geralmente são confeccionados os tridentes que representam a ligação  com o céu e a terra… Muitos instrumentos de defesa (Pontiagudos e cortantes), representam a força deste orixá.

Para saber mais entre em contato conosco.

Simpatia com vela vermelha
Exu

 

Summary
Exu
Article Name
Exu
Description
orixá do panteão nagô ou cada um dos entes espirituais que fazem de criados dos orixás e de intermediários entre estes e os homens.
Author
Publisher Name
Amarração Grátis.
Publisher Logo
× Contatos Wahats App CLIQUE AQUI