[google5af6ee9e95ffbcf2.html]

Iniciação no candomblé de ketu

Iniciação no candomblé de ketu

Para saber se uma pessoa precisa ser iniciada ou não,Iniciação no candomblé de ketu, no Candomblé, o Babalorixá ou Iyalorixá consulta o jogo de búzios no merindilogun, onde terá as respostas. Essa é uma das formas de saber. A outra é quando uma pessoa vai assistir uma festa de candomblé e entra em transe profundo.

Esse transe é chamado de “Bolar no Santo” é a declaração em público do Orixá que quer a iniciação de seu filho, nesse caso o babalorixá vai consultar o jogo de búzios para saber qual é o Orixá e suas condições, se pode esperar ou se caso de urgência.

Normalmente são feitos acordos com os Orixáspara que aguardem até o filho ter condições financeiras e de férias para poder se recolher.

A primeira fase da iniciação ou feitura de santo na nação Ketu é de 21 dias, onde a pessoa fica em retiro longe da vida profana e da família, devendo desligar-se de tudo e dedicar-se totalmente aos ritos de passagem.

Saliente-se que todo o ritual da iniciação não é público. Saliente-se também que essa iniciação só pode ser feita por uma pessoa iniciada, segundo as normas do candomblé só pode transmitir o Axé quem os recebeu de alguém iniciado na obrigação de Odu ijè.

Quanto ao fato da pessoa ser recolhida para ser Iaô, Ogan ou Ekedi, essa questão só é resolvida durante a iniciação. Se a pessoa entrar em transe será um Iaô elegun, se não entrar em transe e for homem, será um Ogan, se for mulher será uma Ekedi.

Significado

A iniciação pode ser de apenas um Iaô ou pode ser de muitos. Nesse caso recebe o nome de “Barco de Iaô“.

Quando entra para fazer o santo sozinho será chamado de Dofono (homem) ou Dofona (mulher), por ser o primeiro e único. … Essa sequência de nomes é usada na maioria das casas de candomblé de cultura Jeje-nagô.

Barco de Iaô

A iniciação pode ser de apenas um Iaô ou pode ser de muitos. Nesse caso recebe o nome de “Barco de Iaô”.

Quando entra para fazer o santo sozinho será chamado de Dofono (homem) ou Dofona (mulher), por ser o primeiro e único.

No caso do barco, o primeiro Iaô será chamado de Dofono, o segundo dofonitinho, o terceiro será chamado de Fomo, o quarto de Fomutinho, o quinto de Gamo, o sexto de Gamutinho, o sétimo de Vimo, o oitavo de Vimutinho, o nono de Gremo, o decimo de Gremutinho, o décimo primeiro de Caçula e daí por diante.

Iniciação no candomblé de ketu

Essa sequência de nomes é usada na maioria das casas de candomblé de cultura Jeje-nagô.

Já houve barcos com quinze Iaôs, mas isso é muito raro, pois implica muito trabalho e dedicação de muitas pessoas para cuidar dos Iaôs. A maioria das casas recolhe no máximo três ou quatro.

Existem Orixás que não podem ser iniciados junto com outros; nesse caso será recolhido sozinho.

 

Iniciação no candomblé de ketu
Iniciação no candomblé de ketu

iniciacao-no-candomble-de-ketu

Entre em contato para saber mais.

 

Summary
Iniciação no candomblé de ketu
Article Name
Iniciação no candomblé de ketu
Description
Quando entra para fazer o santo sozinho será chamado de Dofono (homem) ou Dofona (mulher), por ser o primeiro e único. Iniciação no candomblé de ketu
Author
Publisher Name
Amarração Grátis
Publisher Logo
× Contatos Wahats App CLIQUE AQUI